• O Consultório
  • Agendamentos
  • Especialidades
    • Terapia
    • Avaliação Psicológica
  • Sobre
  • Localização
  • Blog

O que é Arteterapia?

Publicado por Carlos Wesley em dezembro 28, 2020dezembro 28, 2020

Imagem de um caderno de poesia com um café ao lado para representar o texto: O que é arteterapia?

O que é Arteterapia? A arteterapia é um forma de terapia utilizada por diversos profissionais da área da saúde com diferentes objetivos, desde o campo da saúde mental, até a reabilitação motora. Enquanto ferramenta de psicoterapia é uma experiência na qual as vivências artísticas são utilizadas com a finalidade de ampliar a percepção do sujeito sobre si mesmo e sobre o mundo ao seu redor.

A concepção da arte como expressão da percepção mais subjetiva do ser humano remonta do final do século XIX e início do século XX. No entanto, é a partir da década de 20 que esse recurso passa a ser pensado como método terapêutico, sendo abordado por diversas teorias como a psicanálise, a psicologia analítica e posteriormente a gestalt-terapia.

Seu alcance é bastante amplo, pois como ferramenta terapêutica busca desenvolver recursos físicos, cognitivos e emocionais, propiciar o desenvolvimento de habilidades e de potencialidades, favorecendo a utilização de recursos internos na resolução de conflitos, e estimular a livre expressão, oferecendo espaço de acolhimento para a externalização de aspectos do mundo subjetivo.

Nesse sentido, no contexto da psicoterapia o fazer artístico promove a ampliação sobre a própria percepção, tanto de mundo, como de nós mesmos. Trata-se de um processo em que a arte promove consciência e elaboração, uma vez que a partir da compreensão ampla das experiências do sujeito, é possível que este torne-se autor da própria história e consiga traçar uma experiência de vida mais autônoma. Nesse contexto, a vivência criativa permite um reconhecimento material de conflitos existenciais 

Para o processo terapêutico não é necessário nenhum tipo de habilidade específica, pois o objetivo do processo é puramente promover a expressão, que pode vir através da produção, ou mesmo da observação e apreciação de outras obras. A medida em que o sujeito consiga relacionar estas com a sua vivência pessoal.

Agende uma sessão de Arteterapia clicando aqui.

Ou através do Whatsapp:

Categorias: PsicologiaSaúde Mental
Tags: ArteterapeutaArteterapiaPsicologia ExistencialPsicólogoPsicoterapia

Posts relacionados

Depressão

Depressão: conheça sintomas, diagnóstico e tratamento

Entenda a depressão: sintomas, diagnóstico, tratamento do transtorno que hoje é uma das maiores causas de incapacitação no mundo. Consulte um especialista.

Análise de Obra

“Mistério do Planeta – Novos Baianos”, uma leitura Gestáltica

A música Mistério do Planeta, do grupo Novos Baianos, pode exemplificar de forma poética algumas das bases da proposta psicoterapêutica da Gestalt-Terapia, que faz parte do grupo de abordagens psicológicas de base fenomenológica-existencial. Na primeira estrofe “Vou mostrando como sou / E vou sendo como posso / Jogando meu corpo no mundo / andando por todos os cantos”, o eu lírico apresenta uma síntese do conceito de liberdade proposto pela filosofia existencialista, dialogando diretamente com o proposto por Sartre que compreende o homem como um ser livre, e consequentemente, responsável por si, dentro, no entanto de um campo de condições possíveis. O ser do eu-lírico se apresenta por si mesmo, dentro de suas possibilidades, e a partir disso é capaz de explorar o mundo do qual é parte.

Psicologia

O papel da intimidade nos relacionamentos

A importância da experiência corporal, antes dos processo de racionalização dos afetos, foi um importante aspecto da fenomenologia de Merleau-Ponty e influenciou fortemente as abordagens psicológicas de base existencialista.

  • Agende uma sessão
  • Blog: Poiesis: Psicologia, Saúde e Arte
  • Espaço Poiesis – Psicologia e Arteterapia
  • Especialidades
  • Gestalt-terapia
  • Localização
  • Sobre
Hestia | Desenvolvido por ThemeIsle

WhatsApp